No ano de 2005 Franciele Padilha freqüentou o CDI-Comunidade Educandário São João Batista (na época EIC- Escola de Informática e Cidadania). Aprendeu informática básica – Word, Excel, PowerPoint e Windows 98. Desde então Franciele foi desafiada a intervir no mundo para transformalo e em2009 tornou-se educadora do mesmo espaço onde foi anteriormente educanda. Isso foi possível graças ao Projeto CDI - Dell GLOBALGIVING que promoveu a revitalização do espaço, contratação de educadores e a abertura de mais turmas.
A partir disso alguns dos funcionários conseguiram se incluir digitalmente através da prática cidadã. Dentre eles, Marlete Padilha (mãe de Franciele) que trabalha no Educandário desde 2003. Marlete foi beneficiada com o novo CDI Comunidade, aprendeu a usar o computador e conseguiu passar de atendente dos Serviços Gerais à Recepcionista da área clínica da mesma instituição onde utiliza diariamente as ferramentas que aprendeu durante as aulas ministradas pela própria filha.
A educadora comprometida com a transformação social, encontra em Paulo Freire o suporte teórico como lastro para uma prática que interfere no contexto social. Uma prática pedagógica verdadeiramente, libertadora. Essa dupla história de transformação concretiza uma prática capaz de superar a realidade de fato, o que chamamos de práxis-pedagógica, ou seja, o desafio da reflexão teórica com o compromisso de interferir no próprio contexto social.