O projeto CDI Comunidade Educandário São João Batista, foi no ultimo dia 25 de Março de 2011 beneficiado com uma doação de uma Tela de toque (touch screen) realizada pelos voluntários da Dell.
O projeto de inclusão digital atua no local desde Agosto de 2001 em parceria com a ONG CDI (http://www.cdi.org.br). Em 2009, graças à parceria estabelecida entre o CDI e o programa Dell Youth Connect com recursos provenientes da fundação Dell Global Giving, o trabalho desenvolvido no Educandário foi fortalecido e também conta com a participação ativa dos funcionários Dell através do voluntariado.
O Educandário foi criado para oferecer gratuitamente tratamento de habilitação e reabilitação de crianças deficientes oriundas de famílias em estado de vulnerabilidade social. Para a manutenção dos serviços oferecidos é necessário o engajamento de toda a sociedade , tanto dos equipamentos comunitários disponíveis, quanto dos recursos tecnológicos e humanos especializados.
O método de aprendizagem do programa CDI permite fazer das pessoas cidadãos ativos e mais bem informados, comprometidos com a mudança social e capazes de exercer o papel de agentes de transformação em suas comunidades, multiplicando as boas experiências e exemplos. E esse método se baseia em conceitos do renomado educador brasileiro Paulo Freire, que acreditava que a educação deveria ser usada como ferramenta para a mudança social e a formação cidadã. Ele defendia o desenvolvimento da consciência crítica a partir do diálogo ativo entre aluno e professor. De acordo com Freire, os alunos devem ser estimulados a refletir sobre o mundo à sua volta, questionar e propor mudanças, visando à transformação de suas vidas e a de suas comunidades. A proposta pedagógica do CDI foi cuidadosamente pensada para refletir as teorias de Freire e adaptá-las à era digital bem como a diversos públicos, como o Educandário que atende pessoas portadoras de deficiência (PPDs).
Veja mais fotos: